Alga marinha: benefícios para a saúde

As algas são formas de vida aquática que podem habitar tanto os ambientes de água salgada, quanto os de água doce. Apesar de serem muito parecidas com os vegetais terrestres, as algas possuem uma estrutura simplificada, sem caule, raízes ou folhas. Além de serem essenciais para o equilíbrio do ecossistema marítimo, os benefícios das alagas marinhas também têm extrema importância para a saúde humana.

Tipos de algas

As algas são classificadas de acordo com sua coloração, que pode variar do verde até o vermelho, dependendo do ambiente no qual estão inseridas. A alga mais popular, e que foi amplamente introduzida na culinária japonesa, é a alga nori, que tem cor negra quando está na água, mas fica verde depois de seca.

Benefícios das algas

Saúde

Uma das características das algas é o fato de serem riquíssimas em sais minerais, como o cálcio, o fósforo, o magnésio, o ferro e o iodo. Elas também contam com a presença da vitamina K, que anti-hemorrágica e melhora a saúde do sistema gastrointestinal.

A importância das algas na saúde vai além, já que esses pequenos seres vivos conseguem repor a falta de minerais no corpo, melhorar a função cerebral, regular o metabolismo, acelerar a queima de gorduras e proteger o estômago contra gastrites e úlceras.

Beleza

Além do uso na gastronomia, as algas também estão presentes em diversos produtos de beleza. As altas quantidades de colágeno e sais minerais presentes nesses organismos aquáticos ajudam a melhorar o aspecto da pele, eliminar os indesejáveis furinhos da celulite, acabar com a flacidez e rugas e acelerar o crescimento dos cabelos. Aposte em cremes, peelings, ceras e outros produtos com algas para turbinar a aparência e ter sempre uma pele saudável.

Texto por Laís Martins para Bolsa de Mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *